sexta-feira, 2 de outubro de 2009







TUA HISTÓRIA EM MIM


Quero saber onde nasce o sol primeiro. De lá pra cá? Quero ver se lá o sol é brilhante, se a terra é morna e me aconchega tanto mais do que aqui. E da minha pele, de onde vem a tonalidade da pele e esse coração que bate no compasso do candomblé? Minha ascendência não é germânica, espanhola ou italiana, se isso é o que importa, talvez eu até tenha uma pitada, mas o meu solo é africano, e eu não conheço nada da minha raiz, sequer a origem do meu sobrenome.

Alguém sabe da minha mãe, além das guerras, massacres e fome? Alguém sabe se lá o solo é árido e os animais vivem a solta como em um zoológico? Alguém sabe se as etnias continuam em guerra? E as estatísticas de Aids e inanição? Alguém sabe dos meus filhos, a origem de seus sorrisos? Sabe-se lá, quem silencia seus choros?


“Conflitos entre tribos rivais no Quênia estão cada vez mais frequentes tendo como causa principal a seca. Pessoas disputam água e terras.

Aproximadamente quatro milhões de quenianos vítimas da seca são dependentes do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas. Apesar disso, o PAM(Programa Alimentar Mundial) prepara-se para reduzir a ajuda devido a falta de verbas.”

“Na África mais precisamente na região oeste onde fica a Guiné-Bissau ainda é comum a prática de circuncisão feminina. Desde 2006 foi entregue um projeto de lei ao parlamento proibindo a prática da circuncisão feminina. Mas até hoje a prática é legal no país.

Cerca de quatro mil meninas são circuncisadas por ano, muitas delas não resistem e acabam morrendo após a mutilação.”


Trarei notícias boas de ti, trarei notícias da tua reestruturação, do encontro dos irmãos de diferentes tribos. Serei emissária das tuas boas venturas. Tenho fé nos teus dias.

África, teu continente corre em minhas veias. Nunca vou negar tua posse sobre meu corpo. Reconheço-me em cada traço do teu povo, enxergo-me na pele mais escura que expões. Sou filha da tua terra. O sangue da tua memória me reconstrói, e é por todo esse sangue que tento fazer tua luta valer a pena.



Rosemeri Sirnes


2 comentários:

Bruno Siqueira disse...

"La più grande soddisfazione nella vita è fare
quello che la gente crede che tu non sia in grado di fare."

Bruno Siqueira disse...

caramba, muito legal. um dia vou escrever como vc escreve agora. rs
bjs.